quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Treze novos vereadores tomam posse dia 1º


No dia 1º de janeiro tomam posse na Câmara de Campinas treze novos vereadores, dos trinta e três eleitos. A reunião solene para a posse do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), vice-prefeito Demétrio Vilagra (PT) e vereadores para o mandato de 2009 a 2012, acontece dia 1 de janeiro de 2009, às 10h, no plenário da Câmara.

A primeira sessão solene de posse será presidida pelo atual presidente, Aurélio Cláudio, que foi o candidato mais votado, de acordo com o artigo 9º da Lei Orgânica do Município. A nova composição partidária revela que a base de apoio do prefeito reeleito Hélio ficou fortalecida, enquanto a oposição fica enfraquecida, com a não reeleição de representantes do PSOL, Marcela Moreira, atuante na defesa dos interesses de Barão Geraldo, e Paulo Búfalo, candidato a prefeito derrotado.

Os novos vereadores que assumirão cadeira na câmara são: Thiago Ferrari (PMDB); Professor Alberto (DEM); Cirilo (PPS); Canário (PT); Dr. Elcio Batista (PSB); Vicente da Upa (PV); Arly de Lara Romeo (PSB); Josias (PT); Miguel Arcanjo (PSC); Bileo Soares (PSDB); Sebá, Sebastião Torres (PSB); O Politizador, AFS (PMN); e Zé do Gelo (PV).

Foram reeleitos 58% dos vereadores: Aurélio (PDT); Zé Carlos (PDT); Petterson Prado (PPS); Dr Sebastião dos Santos (PMDB); Artur Orsi – PSDB); Dario Saadi (DEM); Campos Filho (DEM); Cidão Santos (PPS); Tadeu Marcos (PTB); Paulo Oya (PDT); Sellin (PDT); Rafa Zimbaldi (PP); Luis Yabiku (PDT); Jorge Schneider (PTB); Leonice da Paz (PDT); Flôres (PDT); Dr. Pedro Serafim (PDT); Benassi (PC do B); Angelo Barreto (PT); e Valdir Terrazan (PSDB).

Identificados com as demandas de Barão Geraldo estão Thiago Ferrari (novo), Valdir Terrazan e Cidão Santos. Leonice da Paz, vereadora eleita pelo PDT, será a única mulher entre os 33 parlamentares.

Cada um dos 33 vereadores irá receber um salário de R$ 5.978,65 nos próximos quatro anos. O subsídio atual, de R$ 6.031,00, foi reduzido para atender ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) que apontou irregularidades no ultimo aumento, que foi maior, cerca de 2,5% a mais, do que o aplicado sobre os salários dos servidores (3,8%).

Taquaral tem domingo de corrida e caminhadas




Com o tempo de 18 minutos e 09 segundos o corredor Paulo Batista de Carvalho foi o vencedor da “1ª Corrida e Caminhada da Melhor Idade Lar dos Velhinhos de Campinas”, realizada na Lagoa do Taquaral neste domingo de manhã, dia 21 de dezembro. O evento, que teve como tema o slogan “Correndo você chega lá”, contou com cerca de 300 participantes, entre jovens, adultos e idosos.

Entre as mulheres a primeira colocada foi Sarita Marina Malachias, em segundo lugar chegou Maria Cecília Teixeira, e a juíza de Direito Heliana Maria Coutinho Hess conquistou a terceira colocação. Os cinco primeiros colocados de cada categoria geral (Masculino e Feminino) para a prova de corrida, receberam troféus.

A corrida aconteceu em volta da lagoa, no percurso de 5.750 metros do lado de fora. Os mais idosos preferiram fazer a caminhada de 2.800 metros na pista de dentro da lagoa. Cerca de 200 pessoas participaram da caminhada. Todos os atletas inscritos receberam kits de participação com camiseta e medalha, trocadas pelo chip de participação após o término da prova.

Obesidade
Do outro lado da lagoa aconteceu a 1ª Caminhada de luta contra a obesidade, promovida pelo grupo multidisciplinar do Ambulatório de Obesidade do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A caminhada teve como propósito alertar a população quanto aos riscos para a saúde acarretados pela obesidade. “A obesidade é um problema de saúde pública que precisa ser discutido. Além disso, é importante mostrar o quanto o sedentarismo pode agravar problemas de saúde relacionados ao excesso de peso”, afirma Raquel Ward Leão, enfermeira do grupo multidisciplinar do Ambulatório de Obesidade e uma das organizadoras da caminhada.

A data escolhida para a caminhada foi proposital, por anteceder as festas de final de ano, época em que as pessoas comem em excesso. Antes da caminhada, equipes do HC fizeram nos participantes a medição de pressão, alongamento, teste de glicemia capilar, entre outras atividades.

A equipe de gastroentereologia do Hospital de Clínicas e do Hospital Estadual de Sumaré realiza oito cirurgias bariátricas por semana. A fila de espera por este procedimento foi reduzida pela metade. Antes do processo cirúrgico, os pacientes atendidos no Ambulatório de Obesidade participam do grupo multidisciplinar composto por nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, enfermeiros e médicos.

Corredor de 79 anos dá exemplo de resistência


Antonio de Oliveira, morador da Vila Prost de Sousa, de 79 anos, completou o percurso de 5.750 metros da corrida no tempo de 35 minutos. Praticante de todas as corridas que tem oportunidade de participar, já está inscrito para participar da São Silvestre e garante que faz o percurso completo.

“Moro do lado do Lar dos Velhinhos, e fica mais fácil participar”, destacou “Seu” Antonio, que correu com o número 262.

Um dos seus colegas concorrentes, Renato Lira, de 49 anos, fez o percurso em trinta minutos. “Quando eu tiver a idade dele, se eu fizer esse tempo está muito bom. Pelo tempo que eu fiz,eu perdi a corrida para ele”, avaliou Renato, que correu com o número 181. Ele está procurando casa para morar em Barão Geraldo. “Estou começando a treinar agora e acho Barão um bom bairro para praticar”, disse.

Politizador e juiz se destacam na diplomação dos novos vereadores


A quebra de protocolo pelo vereador eleito “Tonhão da Rapadura”, o “Politizador” Antonio Francisco dos Santos, no momento de sua primeira diplomação, e o discurso de cidadania proferido pelo Juiz Eleitoral Fábio Henrique Prado de Toledo, marcaram a solenidade de diplomação dos 33 vereadores que deverão defender os direitos do povo na próxima legislatura da Câmara Municipal de Campinas. A Justiça Eleitoral diplomou também, dia 18 de dezembro na Cidade Judiciária, o prefeito reeleito Hélio de Oliveira Santos (PDT), e o vice-prefeito, Demétrio Vilagra (PT).

O novo vereador eleito em Campinas Antonio Francisco Santos (PMN), o Politizador, roubou a cena na sessão de diplomação dos eleitos na cidade. Único dos 33 vereadores eleitos a se pronunciar, o vereador ergueu seu diploma e andou pelo palco com os braços levantados, dizendo em voz alta: “Viva a democracia. Viva o povo politizado”. O gesto divertiu a maioria dos presentes e a platéia aplaudiu.

O Juiz Eleitoral Fábio Henrique Prado de Toledo, apesar de prometer ser breve em seu pronunciamento, estendeu um pouco discurso ao citar experiências pessoais, artigos fundamentais da Constituição Federal e fazer referências aos conceitos de Justiça e Cidadania, incluindo uma passagem bíblica.

Quando assumi a importante atribuição de coordenar as eleições em Campinas me veio a lembrança de quando era criança em Tapapuã e meu pai era candidato, quando um eleitor veio pedir o carro emprestado ao meu pai, e ao ser negado disse que não votaria nele. Ao que meu pai disse: “Se depender disso não quero seu voto”.

“Essa lição de ética e cidadania guardo na lembrança até hoje”, ressaltou o Juiz. Para exemplificar a importância da missão dos eleitos, destacou o fundamental respeito à Lei Maior. “No seu primeiro artigo a Constituição proclama como fundamento a dignidade da pessoa humana. Estamos aqui os três poderes reunidos para promover a dignidade da pessoa humana. Essa é a missão que nos foi confiada”, destacou.

“Construir uma sociedade com Liberdade implica em responsabilidade”, acrescentou o juiz. “A Justiça segundo os princípios do Direito romano é dar a cada um o que é seu e não lesar ao próximo”, acrescentou o juiz, pedindo honestidade aos vereadores, além da solidariedade para com os mais necessitados.

Quero lembrar o terrível julgamento do Juiz Pilatos, quando questionou a Cristo: "Não sabes que tenho poder para crucificar-te ou para libertar-te?" Jesus lhe respondeu: "Nenhum poder terias contra mim se do Alto não te fosse dado", citou o Juiz, para reforçar a responsabilidade do poder dado a cada um dos eleitos.“Convido também ao prefeito para que olhe para os menos favorecidos”, pediu diretamente ao prefeito.

O prefeito Hélio, em seu discurso, destacou que manterá o slogan “Primeiro os que mais precisam”, e que o grande desafio desse segundo mandato será realizar um governo melhor ainda que o primeiro. “Ter sido reeleito pela ampla maioria em Campinas me faz acreditar que desta vez o desafio será maior. Nossa responsabilidade será maior, já que teremos de superar tudo o que foi feito no mandato atual”, afirmou, ressaltando que nos próximos quatro anos irá priorizar a qualidade dos serviços prestados à população.


Um jornal de verdade



Finalmente um jornal confiável que respeita a inteligência do leitor baronense.

Com foco principal no conteúdo de qualidade, o Jornal do Barão traz informações essenciais para o dia e a noite do morador de Barão Geraldo.

Notícias da comunidade, da região de Campinas, do Brasil e do mundo.

Editorias: Opinião, Cidades, Política, Economia, Meio Ambiente, Cultura, Lazer, Turismo, Polícia, Esportes e Serviços.

Reportagens especiais conferem na fonte as informações do que acontece em Barão Geraldo.

Projeto comercial

Periodicidade - quinzenal - primeiro e terceiro finais de semana de cada mês.

Tiragem - 5 mil exemplares na primeira edição, com projeção de ampliação até 10 mil exemplares a partir da segunda edição.

Público alvo - todos os moradores, trabalhadores e estudantes de BarãoGeraldo.

Distribuição - gratuita para condomínios, pontos de distribuição e casa em casa.

Diferencial - forte abordagem na prestação de serviços e orientação ao leitor tais como mapas e informações sobre o que fazer, como chegar, e onde comer, com referência de preços e dicas de condições de conforto e qualidade.

Vantagens - Integração completa com sites na internet - www.baraoemfoco.com.br e - com exposição de banners dos anunciantes da edição impressa e divulgação de serviços através de assessoria de imprensa para todos os veículos de comunicação da região.

Quem anuncia na versão impressa também aparece na Internet