sábado, 31 de janeiro de 2009

Famílias resgatam tradição e cultura vinícolas


Durante a Festa da Uva a Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo (Avivi) terá presença marcante com a Expovinho, exposição e venda de vinhos artesanais produzidos por 10 famílias tradicionais produtoras da cidade.

Além dos vinhos as famílias produzem também suco de uva e a grapa, ou bagaceira, que é uma aguardente feita da casca de uvas. A Avivi possui 22 associados, e foi criada há cinco anos para estimular a produção de uvas viníferas e de vinhos e organizar a comercialização.

Nesse período a produção cresceu de 6 mil litros para cerca de 60 mil litros por ano, um crescimento de 1.000%. As famílias produtoras presentes na exposição são Bassetti, Amatto, Campovila, Cecon, Azzolin, Gaiofatto, Della Bruna, Ferragut, Ormeneze e Trevisan, e Von Zuben. As variedades produzidas vão dos vinhos chamados comuns, produzidos com uvas Isabel, Bordô e Niágara, castas americanas bastante conhecidas na região, a vinhos finos, produzidos com variedades nobres como os tintos Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinotage, Shiraz, Pinot Noir, Tanat e o branco Moscato. Uma das diferenças entre vinhos comuns e finos está no tempo de consumo: enquanto os comuns devem ser consumidos ainda jovens, até um ano após a produção, os finos podem ser armazenados por mais tempo, e demoram mais para ficarem bons para o consumo.

A fabricação de vinhos em Vinhedo tem registros de 1940, e as famílias italianas foram as principais responsáveis pelo crescimento da produção. "A atividade nunca tinha sido organizada em uma associação como agora, que garante a qualidade e a divulgação dos produtos", destaca Adilson Amatto, presidente da Avivi. A maior parte das uvas destinadas à produção de vinhos é fornecida por produtores associados da Avivi, e cerca de 30% são importadas, principalmente do Rio Grande do Sul. "Nossa intenção é chegar a 100% de uvas locais", acrescenta Amatto. Uma parceria com a Prefeitura está permitindo m elhorar a produção e ampliar as variedades de plantas, com aquisição de mudas de uvas nobres.

A produção considerada artesanal atende alguns critérios, como o limite de volume de produção. "A partir de 30 mil litros a produção já pode ser considerada industrial", esclarece Antonio Ângelo Bassetti, um dos produtores membro da Avivi. Outro detalhe é a isenção de tributos, que limita a comercialização. "Não temos produção nem podemos vender para grandes redes, mas existem duas lojas em Vinhedo que comercializam nossos produtos ao lado de importados, e a aceitação tem sido boa", acrescenta Bassetti. Segundo ele, esse aspecto não atrapalha as vendas. "Tudo que produzimos é vendido. Às vezes temos até que segurar um pouco para ter o produto na Expovinho", acrescenta.

Não é só no recinto de exposição que os visitantes da Festa da Uva poderão degustar e comprar vinhos locais. Existem passeios programados onde o turista pode conhecer as pla ntações e o processo de produção. No Memorial do Imigrante, localizado próximo ao portal de entrada de Vinhedo, a Avivi também expõe e comercializa os vinhos dos associados. Todos possuem o selo da Avivi, uma garantia da procedência e qualidade.

Artesanal não é sinônimo de primitivo. A produção utiliza modernos equipamentos que atendem às exigências sanitárias e de qualidade, como a desengaçadeira e tanques de fermentação de polipropileno ou inox. Produtos químicos promovem a desinfecção e qualidade dos produtos. A produção de vinhos é mais uma fonte de renda para as famílias. "O importante é resgatar a tradição e cultura de Vinhedo", afirma Adilson Amatto.

Os vinhos da Avivi serão vendidos em garrafas de 750 ml a preços entre R$ 10,00 e R$ 20,00, em caixas de doze ou embalagens individuais e de duas e três garrafas. Existem também vinhos em garrafas de 375 e 500 ml, mas não em garrafões de cinco litros. Embalagens artesanais e ap oios de madeira para as garrafas agregam valor ao produto local. "Pensamos sempre em prosperar e queremos consolidar a Expovinho como evento permanente na Festa da Uva", conclui Amatto.

Serviço: Festa da Uva de Vinhedo
Local: Parque Municipal Jayme Ferragut – Estrada da Boiada, s/nº - Vinhedo/SP.
Período: de 14 de fevereiro a 01 de março de 2009.
Dias 14, 15, 21, 22, 28 de fevereiro e 01 de março, sábados e domingos, a partir das
9 horas.
Dias 19, 20, 26 e 27 de fevereiro, quintas e sextas-feiras, a partir das 18 horas.
Dias 23 e 24 de fevereiro, segunda e terça-feiras de Carnaval, a partir das 9 horas.
Dia 15 de fevereiro – Passeio de Motos
Dia 1 de março – Desfile de Cavaleiros
Realização: ACOVEC
Apoio: Prefeitura Municipal de Vinhedo

Pré-Carnaval agita Campinas

O pré-Carnaval 2009 "Construindo a alegria - homenageando Ramos de Azevedo" começou nesta sexta-feira, 30, a partir das 20 horas, na Estação Cultura. A folia continua no sábado, 31 de janeiro, e nos dias 6, 7 e 14 de fevereiro, com apresentação dos sambas-enredo das escolas de samba participantes e shows diversos. A estação fica à Praça Marechal Floriano, s/nº, Centro.

O grupo Matriz abre o pré-Carnaval. Ainda haverá apresentação dos blocos Unidos da Vila Orozimbo Maia e Unidos de Souzas; das escolas de samba Unidos da Vila Rica, Acadêmicos dos Amarais e Acadêmicos da Madureira;e o encerramento com grupo Contágio. Todas as atividades terão entrada gratuita. A programação pode ser conferiada abaixo.

"Construindo a alegria - homenageando Ramos de Azevedo" é o tema do Carnaval 2009, que teve sua programação divulgada pela Prefeitura de Campinas na tarde desta quinta-feira, dia 15 de janeiro.

Catorze escolas de samba e dois blocos irão participar dos desfiles que serão realizados no sambódromo da avenida Magalhães Teixeira entre os dias 20 e 24 de fevereiro. A exemplo dos anos anteriores, o Carnaval 2009 terá um rigoroso esquema de segurança para garantir a integridade física dos foliões, com portarias dotadas de detectores de metais e restrições à venda e consumo de bebidas destiladas, informou o secretário Francisco de Lagos.

O secretário afirmou também que as agremiações carnavalescas receberão da Prefeitura de Campinas os mesmos valores do ano passado pela participação. "O Carnaval 2009 será - a exemplo de anos anteriores - um dos grandes eventos populares de Campinas, como o Natal e o Arraial o Nhô Tonico", disse Lagos, acrescentando que as empresas Brahma e Giovanetti já confirmaram que irão patrocinar o evento. "Estamos procurando outros patrocinadores", afirmou.

Também a exemplo de anos anteriores, o Carnaval irá homenagear uma figura da história de Campinas. "Nos outros carnavais, homenageamos Guilherme de Almeida e Carlos Gomes. Neste ano vamos lembrar a obra de Ramos de Azevedo", informou o secretário.

A apuração do resultado será realizada às 9h do dia 26 de fevereiro, no Ginásio do Taquaral.

As agremiações carnavalescas inscritas são as seguintes:

Blocos - Unidos da Vila Orozimbo Maia e Unidos de Souzas.

Escolas de Samba - Unidos da Vila Rica, Acadêmicos dos Amarais e Acadêmicos de Madureira (pleiteantes); Estrela D´Alva, Gaviões dos DICs, Unidos do Paranapanema, Princesa de Madureira e Unidos do Santa Lúcia (grupo de acesso); Renascença, Rosas de Prata, Unidos do Shangay, Leões da Vila Padre Anchieta, Unidos do Grajaúna e Ponte Preta Amor Maior.

Pré-Carnaval

Local: Estação Cultura (Praça Marechal Floriano, s/nº, Centro)

30/01

20h - Abertura com grupo Matriz; blocos Unidos da Vila Orozimbo Maia e Unidos de Souzas; escolas de samba Unidos da Vila Rica, Acadêmicos dos Amarais e Acadêmicos da Madureira; encerramento com grupo Contágio.

31/01

20h - Abertura com grupo Salwê; escolas de samba Unidos do Santa Lucia, Estrela D´Alva, Renascença e Rosas de Prata; encerramento com o Pagode da Vó Tiana.

06/02

20h - Escolas de samba Princesa de Madureira, Gaviões dos DICs e Unidos do Paranapanema; encerramento com Ilcéy Miriam e grupo Bambas do Samba.

08/02

- Eleição do Rei Momo e Rainha do Carnaval (adulto e mirim); show com grupo Entre Parênteses. (horário a ser definido)

14/02

20h - Abertura com Edson Jóia e Banda; escolas de samba Unidos do Grajauna, Ponte Preta Amor Maior, Unidos do Shangay e Leões da Vila Padre Anchieta; encerramento com Projeto Cultural Rua do Samba Paulista.

Desfiles

Local: Sambódromo (Avenida Magalhães Teixeira)

20/02

20h - Entrega da chave da cidade ao Rei Momo pelo prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos;

20h30 - Bloco Unidos da Vila Orozimbo Maia;

21h15 - Unidos de Sousas;

22h - Escola de Samba Unidos da Vila Rica;

22h45 - Escola de Samba Acadêmicos dos Amarais;

23h30 - Escola de Samba Acadêmicos de Madureira;

00h30 - Trios Elétricos.

21/02

20h - Escola de Samba Gaviões dos DICs;

20h55 - Escola de Samba Unidos do Santa Lúcia;

21h50 - Trios Elétricos.

22/02

20h - Escola de Samba Unidos do Paranapanema;

20h55 - Escola de Samba Estrela D´Alva;

21h50 - Escola de Samba Princesa de Madureira;

23h - Trios Elétricos.

23/02

20h - Escola de Samba Renascença;

21h05 - Escola de Samba Rosas de Prata;

22h10 - Escola de Samba Unidos do Grajaúna;

23h30 - Trios Elétricos.

24/02

16h - Matinê;

20h - Escola de Samba Ponte Preta Amor Maior;

21h05 - Escola de Samba Unidos do Shangay;

22h10 - Escola de Samba Leões da Vila Padre Anchieta;

23h30 - Trios Elétricos.

Fonte: Prefeitura de Campinas