terça-feira, 10 de março de 2009

Comunidade da Unicamp escolhe novo reitor esta semana


Depois de quatro debates onde os reitoráveis Fernando Costa e Gláucia Pastore puderam expor à comunidade acadêmica e funcionários da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) seus pensamentos e propostas de administração da universidade, a consulta à comunidade universitária acontece na quarta e quinta-feira, dias 11 e 12 de março.

O próximo reitor, que é o décimo na linha sucessória de Zeferino Vaz, administrará a Unicamp de 20 de abril de 2009 a 19 de abril de 2013. Substituirá o professor José Tadeu Jorge, que dirige a Unicamp desde 19 de abril de 2005. Os votos serão apurados na quinta-feira no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp logo após o encerramento do processo de votação.

Um dos vencedores, a bióloga e engenheira de alimentos Gláucia Pastore, diretora da Faculdade de Engenharia de Alimentos, ou o médico Fernando Costa, coordenador-geral da Universidade, será responsável pela administração de um orçamento superior ao de muitos municípios, previsto para 2009 em R$ 1,2 bilhão. O futuro reitor da Unicamp será escolhido pelos votos dos professores, servidores e alunos da universidade.

O voto dos professores tem peso de 3/5, enquanto o de servidores e estudantes tem peso de 1/5 cada. Concluído o processo eleitoral, o nome escolhido será submetido ainda à apreciação do Consu (Conselho Universitário) e do governador do Estado de São Paulo.

A Unicamp tem hoje um corpo docente formado por 1,7 mil professores e um total de 16,4 mil estudantes de graduação e 14 mil estudantes de pós-graduação. Sua estrutura física é composta por 21 unidades de ensino e pesquisa, espalhadas por três campi.

Em um ranking divulgado pelo The Times Higher Education Supplement, a Unicamp ocupa a melhor colocação entra as universidades brasileiras, ocupando a 177ª posição.

Com 527 patentes autorizadas, a Unicamp lidera o ranking de instituições de pesquisa e ensino superior com maior número de registros no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

De acordo com Fernando Costa, o principal desafio do próximo reitor da Unicamp será o de manter o padrão de excelência da universidade em um mundo que passa por mudanças rápidas de cenário.

Já Gláucia Pastore cita como maiores desafios para os próximos quatro anos a valorização dos docentes e funcionários com a reestruturação de carreiras, a reposição do quadro de docentes e funcionários e a manutenção dos direitos previdenciários da comunidade da Unicamp.