quarta-feira, 25 de março de 2009

Jovens são condenados por estupro de universitária em república de Barão

Dois ex-estudantes da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) foram condenados pela Justiça a sete anos e seis meses de prisão por estupro de uma universitária, ocorrido após uma festa de confraternização em dezembro de 2004. A vítima, então com 24 anos, foi estuprada dentro da república estudantil Capela. Ela registrou um boletim de ocorrência (BO) no 7º Distrito Policial, no distrito de Barão Geraldo, onde relatou sua história, em 10 de dezembro

O estupro aconteceu entre a noite do dia 8 e madrugada de 9 de dezembro de 2004. Um terceiro ex-universitário foi absolvido porque não ficou comprovado que ele havia mantido relações sexuais com a vítima. A sentença da Justiça, porém, foi parcial porque o grupo foi absolvido do crime de atentado violento ao pudor. Na época da denúncia, dois dos acusados eram estudantes do curso de arquitetura e urbanismo e o outro, de jornalismo.

Em 2005, os três chegaram a ficar presos, mas foram soltos pouco tempo depois. Apesar da condenação, os dois ex-estudantes poderão continuar a aguardar a decisão final do processo em liberdade, já que ainda cabe recurso. Eles só serão presos se for mantida a decisão dada na ação penal da 2ª Vara Criminal de Campinas.

De acordo com a versão registrada no BO, a jovem participou de uma festa de final de ano em uma chácara de Barão Geraldo que reuniu estudantes de arquitetura, de outros cursos e professores. Segundo o relato, ela estava bem e acompanhada de uma amiga. Porém, em determinado momento, passou a ficar tonta depois de ter tomado um copo dado a ela por pessoas da festa. Ela deixou o local com um amigo, no carro de rapazes. Depois disso, a única lembrança dela foi a de acordar em um local estranho — a república Capela —, sem roupa e com diversos hematomas no corpo.