segunda-feira, 30 de março de 2009

Câmeras alertam Autoban e salvam baronense descontrolada na Bandeirantes


Graças a uma equipe da AutoBAn, que foi comunicada da presença de um Ford Ka, dirigido por uma mulher “descontrolada”, as câmeras de monitoramento da Rodovia dos Bandeirantes passaram a “seguir’ a condutora. Os controladores acionaram a Polícia Rodoviária, que realizou um cerco ao veículo.

Durante alguns quilômetros a mulher fazia “ziguezague” e não parava. Os policiais também fizeram um comboio, para evitar que ela batesse em outros veículos.

Segundo a Assessoria de Imprensa da AutoBAn, o fato ocorreu na manhã de quinta-feira. Foram momentos de tensão, até que a mulher bateu o carro contra a mureta de concreto e estacionou na faixa do “Sem Parar” do Km 77, em Vinhedo.

Depois, os médicos da AutoBAn constataram que ela era diabética e não tinha tomado a insulina, sofrendo uma crise. A motorista reside no Barão Geraldo, em Campinas e está bem.

Dez carros são arrombados em arrastão no campus da Unicamp

Depois da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ter anunciado um investimento de R$ 5 milhões em segurança no campus, uma nova onda de furtos varreu o campus na sexta-feira. Dez carros foram arrombados, e seis tiveram objetos do interior levados por bandidos. No primeiro trimestre deste ano foram registrados 84 furtos, contra 37 no mesmo período em 2008.

A forma de agir dos ladrões é sempre a mesma: desativam o alarme através do capô e forçam a porta para entrar. A ação dos criminosos ocorre, na maioria das vezes, em plena luz do dia.

A segurança atual do campus é feita por 80 servidores públicos e 250 funcionários de uma empresa terceirizada.

Em nota divulgada pela assessoria de impressa, a Unicamp informou que tem se preocupado com a incidência das ocorrências e tem tomado medidas para aprimorar a segurança no campus, como um aumento recente nas rondas. O controle de entrada e saída de veículos, nas quatro portarias que permitem acesso ao interior do campus, está com sistema de cadastros e cartão de identificação, informou a nota.

A Unicamp também está preparando um edital para contratação e instalação de 240 câmeras, que farão o monitoramento de todo o campus, além de auxiliar o controle de acesso, registrando imagens de veículos e dos seus condutores.