segunda-feira, 6 de abril de 2009

Serra confirma Fernando Costa para reitor da Unicamp até 2013


O médico Fernando Costa, 58 anos, foi confirmado pelo governador José Serra, na tarde de sexta-feira (3), como o novo reitor da Unicamp para o período 2009-2013. A designação vem publicada na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (4 de abril).

No último dia 31 de março o governador havia recebido lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário (Consu) da Universidade (foto) em que o nome de Fernando Costa aparecia em primeiro lugar, com o voto de 61 dos 67 conselheiros presentes. Sessão do Consu que definiu a lista tríplice: resultado reflete a consulta indicativa para escolha do próximo reitorCompunham ainda a lista a bióloga Gláucia Pastore, que obteve 38 votos no segundo escrutínio, e o historiador Edgar de Decca (48 votos no terceiro escrutínio).

A lista tríplice enviada ao governador reflete, por sua vez, o resultado da consulta indicativa para escolha do próximo reitor realizada nos dias 11 e 12 de março com a participação de professores, funcionários e estudantes nos campi de Campinas, Piracicaba e Limeira. Naquela fase do processo, Fernando Costa conquistou 60,97% dos votos válidos, contra 39,03% obtidos por Gláucia Pastore. Edgar de Decca, companheiro de chapa de Fernando Costa para o cargo de coordenador geral da Universidade, foi indicado para completar a lista.

O próximo reitor será o décimo na linha de sucessão de Zeferino Vaz (1966-1978), fundador da Unicamp e seu primeiro dirigente. Depois dele vieram o médico com especialidade em patologia clinica Plínio Alves de Moraes, o médico ginecologista José Aristodemo Pinotti, o economista Paulo Renato Souza, o linguista e poeta Carlos Vogt, o médico pediatra José Martins Filho, o engenheiro de eletrônica Hermano Tavares, o físico e engenheiro de eletrônica Carlos Henrique de Brito Cruz e o engenheiro de alimentos José Tadeu Jorge, atual reitor.

O novo reitor tomará posse às 19 horas do dia 17, em cerimônia no Centro de Convenções da Unicamp.