quarta-feira, 8 de abril de 2009

Barão Geraldo faz a festa do 'Boi Falô'


O boi falô que é pecado trabalhar na sexta-feira Santa. Fazer festa pode.

A comunidade do Distrito de Barão Geraldo promove nesta sexta-feira da Paixão, 10 de abril, a 14ª edição da tradicional festa folclórica "Boi Falô". A programação será realizada das 9h às 14h, na praça Manoel Siqueira, situada na Rua Jerônimo Páttaro, ao lado da Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, no Centro.

A festa envolve esforços conjuntos da Subprefeitura de Barão Geraldo, da Secretaria Municipal de Cultura e da comunidade local. Cerca de 80 voluntários participarão da festa este ano.

A exemplo das edições anteriores, empresários do Distrito e região também colaboram nos preparativos da festa, que é muito prestigiada pela população. Aproximadamente seis mil pessoas prestigiaram o evento no ano passado.

O preparo da tradicional macarronada, servida gratuitamente e aguardada com expectativa pelas pessoas que acompanham o evento, será coordenado, como de costume, pelo morador Virgínio Alves Barbutti. A expectativa dos organizadores é que serão servidas 1.400 refeições e refrigerantes, além de camisetas com o emblema da festa. Para o preparo do alimento será utilizada cerca de uma tonelada de macarrão e diversos quilos de outros ingredientes.

Os produtos foram doados pela iniciativa privada, enquanto que vários voluntários participam do preparo da macarronada na cozinha da escola Barão Geraldo de Rezende, e da sua distribuição no local da festa a partir das 12h.

Programação

A festa terá início às 9 horas com a apresentação do grupo TI GUM Perfumado, que desenvolve atividades no Centro de Saúde local. Na sequência, entidades e escolas de Barão Geraldo apresentarão encenações sobre o tema "Boi Falô". Na programação constam também shows de músicas raiz a cargo de duplas sertanejas da região e corais.

O público tem a chance de participar de oficinas de artesanato e às 12h poderá saborear a tradicional macarronada, prato típico da festa, que é preparado por voluntários. A festa será encerrada por volta das 14 horas, com show do grupo Savurú de Benê Morais, ligado à Casa de Cultura da Vila Padre Anchieta.

Lenda

Conta-se que a lenda do "Boi Falô" surgiu no ano de 1888, na fazenda Santa Genebra, de propriedade do Barão Geraldo de Rezende. Um dos escravos que trabalhava nas plantações de cana de açúcar e café foi obrigado pelo capataz a ir ao pasto e atrelar um boi para arar a terra, em uma sexta-feira Santa.

Esse escravo, chamado Toninho, um rapaz franzino e muito obediente, foi então colocar a canga no animal, que estava deitado sob uma frondosa árvore. Por mais que o escravo insistisse, o boi não saia do lugar. Foi ai que o animal olhou para o escravo, deu um mugido alto e disse: “Hoje é dia santo, é dia do Senhor, não é dia de trabalho”.

O escravo saiu correndo para sede da fazenda, gritando: o boi falô, o boi falô! Segundo a lenda, o capataz ainda teria tentado castigar Toninho pela insubordinação, mas ele correu para a Casa Grande a procura do Barão Rezende que, ao ouvir seu relato, teria lhe dado razão e ordenado que ninguém trabalhasse naquele dia.

O escravo passou a trabalhar dentro da casa por muitos anos, até sua morte, e, em consideração aos seus bons serviços, acabou sendo enterrado junto ao túmulo do Barão, no cemitério da Saudade, em Campinas.

A lenda faz parte do folclore do Distrito de Barão Geraldo. O túmulo do escravo Toninho é um dos mais visitados no dia de Finados, principalmente por aquelas pessoas que querem alcançar uma graça.

Contatos: Subprefeito Miguel Tadeu Rodrigues e a funcionária Emília Maria – Tel. 3289.1153