terça-feira, 19 de maio de 2009

Funcionários da Unicamp fazem paralisação tímida

A paralisação de funcionários administrativos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ontem por aumento salarial teve adesão de 5% dos 8,4 mil servidores efetivos, no Instituto de Artes, no Instituto de Estudos da Linguagem, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Ifch) e na Faculdade de Educação, segundo a assessoria de imprensa da universidade. Para o Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), a paralisação atingiu 40% das unidades de ensino e pesquisa e 20% da administração. Houve aulas normalmente e o Hospital de Clínicas não foi afetado. Hoje, todos os funcionários voltam ao trabalho.

Parte dos trabalhadores parados foi a São Paulo para acompanhar a reunião de negociação entre funcionários e professores da Unicamp, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Conselho de Reitores das Universidades de São Paulo (Cruesp). O conselho ofereceu aumento salarial de 6,05%, correspondente ao índice de inflação medido pelo IPC-Fipe no período de maio de 2008 a abril de 2009. A categoria pede reajuste de 17%, entre outras reivindicações. O STU promoverá assembleia com os funcionários da Unicamp amanhã para discutir a proposta. Na próxima segunda-feira, haverá outra rodada de negociações com o Cruesp.

Empresa doa livros e peças de teatro sobre Meio Ambiente para escolas e entidades


Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, que acontece no início de junho, a multinacional KÄRCHER, realiza por meio da Lei Rouanet, a doação de 3 mil exemplares do livro “Heróis da Natureza, em defesa da água”, e 10 apresentações da peça ”Dr. Gota contra o Desperdício” para os alunos da rede Municipal do Ensino de Paulínia. Entidades que cuidam de crianças da região também serão beneficiadas.

As escolas EMEF Yolanda Tiziani Pazetti e EMEF Flora Aparecida Toledo Lima serão as contempladas e cada criança, de 1ª a 4ª série, ganhará um exemplar do livro, o que totaliza a distribuição de 1.800 exemplares entre os dias 1 e 2 de junho na primeira escola e 3 e 4 de junho na segunda. Ambas terão apresentação de teatro duas vezes ao dia, além de suco e pipoca pra deixar a sessão ainda mais divertida.

O Instituto Boldrini, Entidade Pro Menor, Pais Lar Criança Feliz e Instituto Jacarandá também ganharão exemplares, que totalizam 600 livros.

A KÄRCHER é uma empresa fabricante de sistemas de limpeza, que incluem lavadoras de alta pressão e, por isso, prioriza a economia de água. “Quanto mais cedo nossas crianças souberem da importância de não desperdiçar a água e preservar o meio ambiente, melhor para o futuro do planeta. Com as peças e com o livro, a KÄRCHER pretende passar esses conhecimentos de forma divertida”, explica a coordenadora de marketing da KÄRCHER, Andréia Mariotto.