segunda-feira, 25 de maio de 2009

Serra proíbe bebida na Unicamp, mas estudantes vão desobedecer

A entrada em vigor da lei estadual que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em festas organizadas nos 'estabelecimentos de ensino mantidos pela administração estadual', o que inclui faculdades e universidades estaduais, sancionada nesta semana pelo governador José Serra (PSDB), causou polêmica entre os estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Uma parte dos estudantes apóia a medida, mas outra - maioria - diz ser contrária à proibição.

Pela lei, aprovada na Assembleia Legislativa, fica proibida o consumo de bebidas alcoólicas em festas organizadas em instituições de ensino mantidos pelo Estado, como as Fatecs, USP, Unesp e Unicamp. A lei proíbe também, o consumo de quentão e vinho quente em festa juninas em escola estaduais, e está em vigor desde ontem (21/5), dia em que foi publicada no Diário Oficial do Estado.

No Centro Acadêmico da Economia (Caeco) a maioria dos estudantes são contrários a proibição e afirmam que continuarão a realizar festas, mesmo sabendo que na instituição é proibido. No local, que é um espaço para os estudantes, ficam guardados sete engradados de cerveja. 'Teoricamente é proibido, mas fazemos festas toda semana. Fora da universidade é longe e teremos que gastar mais. E festa sem bebida não é festa', ressaltou o estudante veterano de economia João Marcelo Santucci, de 24 anos. 'Festa é a forma de interagir com outros cursos. E não vejo mal nenhum nisso. E bebida sempre vai ter, não tem como não ter. A gente dá um jeito', contou Felipe Kamia, de 21 anos, aluno do 5º ano.

Outro lado

A diretoria da Unicamp divulgou nota através de sua assessoria de imprensa onde afirma que desde o ano de 1974 a universidade veda o consumo de bebida alcoólica para estudantes, funcionários e professores no interior do campus. Caso sejam pegos, os infratores estão sujeitos a penalidades que vão desde advertência à expulsão, no caso dos alunos. Ou até demissão, no caso de servidores. Desde 2004, os estabelecimentos no interior do campus estão proibidos de comercializarem ou armazenarem bebida alcoólica. A nota também lembra que a fiscalização no campus é feita constantemente.