quarta-feira, 27 de maio de 2009

Esses intrépidos motociclistas e suas máquinas maravilhosas


As aparências enganam. Essas pessoas de roupas escuras de couro, bandanas com caveira estampadas, que ostentam jaquetas com nomes como “vermes”, “selvagens”, “abutres”, “caveirinhas”, “cão”, “jacarés”, “lobos”, dragões”, entre outros, alguns com cara de mau, barba e cabelos longos e aparência de sujo, com motos exóticas e também de aparência ameaçadora, são pessoas pacíficas, gentis, ordeiras, alegres, organizadas e afetuosas.

São motociclistas, que não gostam de serem chamados de motoqueiros, organizados em Moto Clubes, que promovem ações e eventos beneficentes, não gostam de arruaça e respeitam as comunidades onde vivem e por onde passam. E viajam Brasil afora, enfrentando adversidades por muitos quilômetros, só para confraternizar com os colegas. Dezenas de milhares desses motociclistas estiveram em Vinhedo nos dias 22, 23 e 24 de maio, e transformaram o Parque Municipal Jaime Ferragut em um grande estacionamento de motos. Toneladas de alimentos foram arrecadados pelo Fundo Social de Solidariedade (o ingresso foi dois quilos de alimentos).

Os Filhos do Deserto de Mogi Guaçú; Aliados de Santa Bárbara; Caveiras e Zuando de Jundiaí; Federados de Indaiatuba; Valentes do Asfalto e Mosquito na Testa de Valinhos; Viajantes do Asfalto de Rio Claro; Vermes de Campinas; Cão Sem Freio, Jacarés do Asfalto e Abutres de São Paulo; Maiados de Diadema; Dragões de Aço de Santo André; Lobos do Além e dezenas de outros clubes de todas as partes do País compareceram ao evento.

“De zero a dez dou nota doze para o evento”, avaliou o integrante dos Jacarés do Asfalto, Júlio César Maziero, que acampou com a família e tralha toda, incluindo uma caminhonete-oficina com ferramentas e todos os equipamentos para conserto de motos. Eles chegaram no primeiro dia do evento, sexta-feira, e no domingo à tarde não demonstravam nenhuma vontade de ir embora. “A organização está de parabéns, o evento se compara aos melhores que já ocorreram no Brasil, como Guarujá e Campinas”, afirmou, do alto da experiência e participação de centenas de encontros.

Para os motociclistas Cláudio Ruggeri e Luis Fernando Estevam, dos Vermes de Campinas, o maior evento do gênero aconteceu no Parque Ecológico em Campinas no ano de 1999. “Depois do encontro foi até aprovada a lei 10.794, que criou a semana dos motociclistas na cidade”, destacou Luis Fernando, com o folheto de divulgação do encontro deste ano. Segundo Cláudio, que organiza o evento em conjunto com outros Moto Clubes, este ano será repetido o sucesso. “Vamos fazer nos dias 17, 18 e 19 de julho”, já convida.