quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Prefeitura quer assumir controle do COMDEMA


Secretário do Meio Ambiente é um dos candidatos confirmados

O atual secretário Municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira, já confirmou sua candidatura à presidência do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente), porém, a ação deixa clara a tentativa da Prefeitura de assumir o controle do conselho, que hoje está nas mãos de representantes independentes ou de oposição ao governo.

Mayla Porto, atual presidente do Comdema, explica que pela lei do conselho, é possível que um representante titular da secretaria do meio ambiente, pertencente ao segmento do poder executivo se candidate, porém não é desejável. “O governo está jogando todas as suas forças para ganhar o Comdema”, afirmou Mayla.

O posicionamento crítico do Comdema em questões de impacto local, como a ampliação do Aeroporto de Viracopos e a chegada do trem de alta velocidade, seriam fatores decisivos na disputa entre o conselho e a Prefeitura. Neste ano também será discutido o plano gestor da APA (Área de Proteção Ambiental), sendo importante a participação da sociedade civil.

Além do representante da Secretaria de Meio Ambiente, entram na disputa Luiz Carlos Sousa, representando a macrozona 08 e Victor Petrucci, representando a macrozona 02. Vitor é apoiado pela atual presidente Mayla Porto, que continua defendendo um conselho independente e autônomo. “O ambientalista Victor Petrucci traduz esta independência”, concluiu Mayla.

O Comdema tornou-se um órgão deliberativo pela Lei Municipal nº 10.841, de 24 de maio de 2001 e tem por objetivo promover a participação da sociedade civil no processo de discussão e definição da Política Ambiental no Município de Campinas.

A eleição está agendada para o dia 15/10 às 14h00 e acontecerá em reunião extraordinária especificamente convocada para este fim, na sede da Associação dos Rotarianos de Campinas, localizada na Av. Benjamin Constant, 1704, Centro.

Prefeito quer Campinas na rota do esporte internacional


Apontado pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos como um dos maiores responsáveis, ao lado do presidente Lula, pela maior conquista internacional recente do Brasil - a escolha do Rio de Janeiro como cidade sede das Olimpíadas de 2016 - o ministro dos Esportes veio a Campinas para comemorar o feito na Casa Rio, em Sousas, cercado de elogios de dezenas de atletas e autoridades da região.


O 'Doutor Hélio', como é conhecido o pedetista na cidade já em seu segundo mandato, vinculou a proximidade de Campinas com Rio e São Paulo para pleitear a inclusão no projeto Cidades Olímpicas, que irá escolher cidades para abrigar centros de treinamento de atletas, além de uma opção de hospedagem dos atletas da Copa do Mundo em 2014, a partir do projeto do trem bala, para justificar a presença do ministro.

Mas o soteropolitano (nascido em Salvador) Orlando Silva de Jesus Filho parece ter sido convencido pela esposa, Ana Cristina Petta, a visitar a cidade. Tininha, como é chamada pelos amigos, é atriz e campineira. O ministro Orlando Silva é de Salvador, mas se conheceram em São Paulo, nos tempos de militância na UNE e no Partido Comunista do Brasil (PC do B), mais especificamente numa passeata pelo impeachment de Collor. Casaram-se e têm uma filha de dois anos.



Nada que tire o mérito do ministro, do Brasil ou de Campinas diante de um evento de tamanha importância, que já está formando a futura geração de atletas e promovendo o desenvolvimento da infra estrutura nos grandes centros brasileiros. “Meu secretário de Esportes já está orientado a treinar os atletas com com vistas às olimpíadas”, adiantou o prefeito. “É uma conquista do Brasil e não só do Rio de Janeiro, destacou o ministro, defendendo a inclusão do futebol de salão entre os esportes olímpicos.

Para os atletas que compareceram ao evento, os jogadores de vôlei Maurício e Virna, a saltadora Milena Canto Sae e a tenista Paula Cristina Gonçalves, todos de Campinas, as olimpíadas no Brasil são uma excelente oportunidade para o governo investir em infra-estrutura e incentivar os atletas do futuro. “Os investimentos já estão acontecendo e vamos ter um 'boom' no esporte brasileiro”, acredita Milena, do Clube Cultura, campeã de saltos ornamentais. “Com mais equipamentos e apoio o esporte tem bastante a crescer”, disse Paula, bi campeã brasileira de tênis.

O Grupo Galocantô ficou de lado na noite em que a grande atração foi o ministro, e os atletas convidados deram o tom da festa..