quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vírus da gripe suína ainda circula e mata muito no Brasil

O governo bem que tentou fazer uma 'cortina de fumaça' em torno das informações sobre o aumento no número de mortos no País, mas na realidade o Brasil é campeão mundial, ao lado dos Estados Unidos, em óbitos por gripe suína e concentra mais de 25% das vítimas fatais no mundo todo, que já registra aproximadamente 5 mil mortes. Ou seja, em cada quatro mortos no mundo 1 é do Brasil .

O aumento de mortes entre setembro e outubro foi de 50%, dos 899 registrados em 16 de setembro subiu para 1.368 mortes em 19 de outubro.

Mas a divulgação oficial começa com a seguinte informação: "Casos graves de gripe suína no Brasil caem 97% em dois meses". O que não é mentira, mas apenas uma distorção da realidade. O Ministério da Saúde simlesmente não coloca mais em destaque no seu site, que ficou fora do ar vários dias, informações sobre o Inflenza A H1N1, nem faz a ampla divulgação que havia no início, que era diária, depois passou a semanal, e agora é mensal e certamente tornar-se-á esporádica, já que a grande imprensa está mais interessada em 'levantar a bola' da vinda dos Jogos Olímpicos no distante 2016 ou ainda sobre o pré-sal, que dará algum resultado, se der, só daqui a vinte anos.

Se o internauta procurar informações sobre a gripe suína no site oficial do Ministério da Saúde não encontrará as informação acima, mas somente formas de tratamento e outras, e ainda assim o que aparece é uma pesquisa do google com informações genéricas da rede, e não os dados e estatísticas anteriores (tente http://portal.saude.gov.br/portal/saude/).


O número de casos graves de influenza A (H1N1) passou de 2.828 na semana encerrada em 8 de agosto para 78 em 10 outubro, de acordo com boletim divulgado dia 19 pelo Ministério da Saúde para a Agência Brasil. Essa é a queda de 97% em dois meses anunciada no início da divulgação.

De abril a outubro, o país registrou 17.219 casos da nova gripe, com 1.368 mortes confirmadas. A taxa de mortalidade da doença no Brasil é 0,7 por 100 mil habitantes. No último boletim, de setembro, o Brasil registrava 899 mortes. No entanto, de acordo com o ministério, o acréscimo não se refere a casos novos de pessoas que morreram no período analisado, mas aos casos que tiveram confirmação laboratorial entre os dias 12 de setembro e 10 de outubro.

De acordo com o ministério, a comparação com outros países ficou prejudicada porque a atualização dos dados internacionais não se dá de maneira uniforme. Os Estados Unidos, por exemplo, país que registra o maior número de óbitos, mudaram recentemente o critério de classificação de mortes, zerou as estatísticas e passou a contabilizar não só as mortes causadas pelo vírus A (H1N1), mas por qualquer tipo de influenza. Nos Estados Unidos foram registrados, mesmo com a mudança do critério de classificação, pouco mais de mil mortes, e o presidente Barack Obama decretou estado de emergência diante dos riscos da chegada do inverno.

Nos últimos dias, houve aumento das taxas de transmissão de doenças respiratórias na América do Norte, Europa Ocidental e no Norte da Ásia por causa da proximidade do inverno nas regiões temperadas do Hemisfério Norte. Na Europa a partida do Olympique de Marselha contra o Paris Saint-Germain, pelo Campeonato Francês, marcada para domingo, foi adiada depois que vários jogadores do PSG foram diagnosticados com a gripe H1N1.

Personagem de três seios é inspiração de novo restaurante

Badebec, personagem de François Rabelais, é a deusa da satisfação que, com seus três seios, foi a primeira a servir o banquete dos deuses, despertando-os para o prazer mágico do paladar. Dois dos seios derramam o amor em forma de leite e o terceiro um inebriante vinho.

A personagem deu origem ao nome do restaurante Badebec, inaugurado no Galleria Shopping, em Campinas, por simbolizar alimento e prazer, objetivos básicos dos idealizadores do restaurante, que teve sua primeira unidade implantada no espaço deixado pelo supermercado Pão de Açúcar no Market Place, em São Paulo. Um espaço enorme que, no entanto, demonstrou ser ideal para o restaurante.

Campinas é a primeira cidade a ter uma filial do Badebec, no espaço onde funcionou alguns anos o Café Cancun, logo na entrada principal do Galleria. “Fomos convidados pelo Ricardo Flora, diretor comercial do Grupo Jereissatti, e fiquei encanada com a beleza do Galleria”, conta Lourdes Bottura, sócia proprietária do restaurante e idealizadora do cardápio que, segundo ela, muda todo dia. “Às vezes no mesmo almoço colocamos saladas e pratos principais diferentes dependendo do movimento e horário”, afirma. E nunca deixa a mesa de servir com menos de um terço do volume, para não parecer 'fim de feira'.

A qualidade é o primeiro quesito, garante Lourdes. “É a comida que todo mundo faz para receber uma visita em casa e tem o prazer de anunciar: o jantar está servido”, exemplifica. Além do restaurante, Badebec também é sinônimo de buffet e serviu com maestria os jantares da Casa Cor Campinas. No espaço do Galleria tem chopperia, pizzaria com opção de rodízio, e a la carte, incluindo um cardápio infantil onde a comida é divertida e saudável. “Todos os nossos produtos são naturais e procuro sempre elaborar receitas com verduras, legumes e frutas da época, que são mais baratos e saborosos”, ensina Lourdes.

A proprietária põe, literalmente, a mão na massa, pilota as panelas e caçarolas, e faz questão de motivar a equipe de 35 pessoas dando oportunidades de atuar em vários setores do restaurante, para despertar talentos e aproveitar potencialidades. O preço ao consumidor raramente passa dos R$ 30,00 por pessoa. “Nosso espelho é nossa comida e atendimento”, finaliza.