quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Prefeitura realiza plantio de 1700 mudas no ribeirão Quilombo

“Campinas está buscando ser uma cidade sustentável sem barrar o seu desenvolvimento. Não podemos permitir que com o crescimento o meio ambiente seja prejudicado”, afirmou o prefeito Hélio de Oliveira Santos, durante o plantio de 1700 mudas às margens da nascente do Ribeirão Quilombo, região Norte da cidade, na manhã desta quinta-feira, dia 29 de outubro, como compensação ambiental.

O plantio foi realizado pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ), pertencente à secretaria municipal de Serviços Públicos, em parceria com a empresa Van der Hoeven, que fez a doação de parte das mudas. O objetivo da ação é a recuperação da mata ciliar local. Estão sendo utilizadas mudas nativas como jacarandá, ipês, araxá, ingá e acerola.

Segundo Dr. Hélio, a administração pública vai intensificar a campanha para compensação do meio ambiente por meio de pagamento de passivos ambientais. “Vamos estabelecer que todo evento que for realizado em Campinas terá que apresentar cálculo de passivo ambiental. E isso inclui ações da Prefeitura, vamos fazer plantios na periferia também, de acordo com os eventos realizados”, disse.

Os secretários municipais de Serviços Públicos, Flávio de Senço, e de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira, o diretor do DPJ, Ronaldo de Souza, o diretor da macrorregião Norte, Augusto Vilhena e representantes da empresa Von der Hoeven, também participaram do início do plantio.

Macrocorredores ecológicos

O plantio das 1700 mudas na nascente do Ribeirão Quilombo, compõe o macrocorredor ecológico norte, que vai envolver também os distritos de Sousas, Joaquim Egídio e Barão Geraldo totalizando uma área 31,7 quilômetros quadrados. Na área de bacia do Ribeirão Quilombo, sua implantação possibilitará a ampliação da área verde da reserva em cinco vezes.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira, a ação desta quinta-feira dá início ao macrocorredor norte. “Esse é o primeiro plantio no corredor norte que integra a bacia do Ribeirão Quilombo, onde a Prefeitura já possui extenso trabalho, inclusive com a ampliação da Mata Santa Genebra”, disse.

Os macrocorredores são um projeto desenvolvido pela Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente. A proposta é de que sejam criados dois macrocorredores, norte e sul, que ocuparão 64,7 quilômetros quadrados e vão permitir que Campinas amplie sua área verde por habitante dos atuais 5,6 metros quadrados para 64,7 metros quadrados.