sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Teatro de bonecos diverte e orienta crianças da Sobrapar nesta segunda


     
Hospital promove a “Manhã do Sorriso para a Vida”, com apresentação de teatro de bonecos por alunos do Instituto de Artes da Unicamp

Arte e o teatro vão auxiliar os pequenos pacientes do Hospital Sobrapar, portadores de fissura lábio palatina, a prevenir problemas dentários e a fazer a higiene bucal. Nesta segunda-feira, dia 9 de novembro, a partir das 8 horas, acontecerá a “Manhã do Sorriso para a Vida”, evento já tradicional no Hospital Sobrapar, onde mais de 100 crianças com fissura serão recebidas no hospital não apenas pelos profissionais da instituição, mas também por alunos do Instituto de Artes da Unicamp para uma série de atividades que visam orientar sobre cuidados bucais. A peça “A Fada dos Dentes”, feita com teatro de bonecos, será encenada para os pacientes a partir das 8h30. Na sequência, as crianças assistirão desenhos animados com o tema “Saúde Bucal” e depois aprenderão a escovar os dentes em um “escovódromo” montado no corredor do hospital.

“É uma atividade importante para esses pacientes porque os dentes dos fissurados são mais frágeis. E todos eles usam aparelhos ortodônticos, o que naturalmente dificulta a higienização com fio dental e escova”, diz Ana Cristina S. Rossi, responsável pelo Setor de Ortodontia da Sobrapar. De cada grupo de 650 bebês nascidos vivos no Brasil, um tem fissura lábio palatina, deformidade que pode provocar seqüelas graves, como perda da audição, problemas de fala e déficit nutricional, além do sofrimento com o preconceito.

O tratamento é longo, do nascimento até a fase adulta - chegando a quase 20 anos de duração. O Hospital Sobrapar realiza gratuitamente 19 mil atendimentos por ano e 1,2 mil cirurgias. Cerca de 60% dos pacientes são portadores de fissuras e o hospital conta com apoio financeiro para as cirurgias de fissura dado pela organização internacional Smile Train.

Total reabilitação

As crianças são encaminhadas à Sobrapar logo ao nascer e isso faz a diferença no tratamento. Quando a família chega ao hospital da Sobrapar pela primeira vez, é atendida pela área de Serviço Social, que relata a história da instituição, o tipo de atendimento realizado e os diversos profissionais disponíveis. A entrevista social é detalhada, com a coleta de diversas informações. Após o inicio do tratamento, é feito um planejamento do processo de reabilitação e a busca de alternativas junto a áreas sociais de prefeituras e governos para que o tratamento possa ser efetivado. As famílias também vêem fotos de bebês antes e depois das cirurgias.

O paciente é então encaminhado para as outras especialidades (fonoaudiologia, cirurgia plástica, ortodontia e psicologia). Nesse primeiro dia, a família permanece por um período em torno de quatro horas no hospital para ser entrevistada por toda a equipe. A profissional de genética é a última a conversar com as famílias e ver os bebês. Na seqüência, são solicitados os retornos. “A total reabilitação do paciente com fissura é possível e quanto mais cedo a intervenção, melhor”, diz Cassio Eduardo Raposo do Amaral, cirurgião plástico e vice-presidente da Sobrapar.