domingo, 15 de novembro de 2009

Unicamp inicia neste domingo seu maior vestibular

Neste domingo (15), a Unicamp começa a realizar o Vestibular Nacional Unicamp 2010, com a aplicação da prova da primeira fase em 24 cidades do Brasil. 55.475 candidatos estão inscritos, maior número já registrado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). Os candidatos vão disputar 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). Os locais de prova de cada canditato estão disponíveis para consulta em www.comvest.unicamp.br.

A prova da primeira fase inclui a Redação e 12 questões gerais de natureza discursiva: Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Matemática e Química. A Unicamp aplica a primeira fase nas seguintes cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 13 horas, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 13h45. Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito e congestionamento em alguns locais como PUC Campinas Campus I e Unip Campinas Campus II (Swifit). Nos Estados onde não há ‘horário de verão’, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecerem o caminho. O tempo de prova é de quatro horas e o tempo mínimo de permanência nas salas na primeira e na segunda fase é de 2 horas e 30 minutos.

O que levar para a prova
No dia da prova, os candidatos deverão levar duas fotos coloridas 3X4, datadas, tiradas em 2009 (com nome e número de inscrição anotados no verso), o original do documento indicado na inscrição, lápis, caneta azul ou preta, borracha e uma pequena régua. É vedada a utilização de calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora, bem como é proibido o uso de boné ou chapéu, ou quaisquer outros materiais estranhos à prova. Os candidatos não precisarão levar o comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento no dia da prova. Para se certificar que estão inscritos, os candidatos devem consultar a opção “situação de inscrição” na página da Comvest na internet.

Dia 16 de dezembro a Comvest divulga a lista de aprovados para a segunda fase. A segunda etapa acontece de 10 a 13 de janeiro de 2010.