sexta-feira, 27 de novembro de 2009

HC da Unicamp faz reforma no Pronto Socorro

O Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) iniciou na semana passada uma reforma geral nas dependências de seu Pronto-socorro, a chamada Unidade de Emergência Referenciada (UER). Apesar de obrigar a uma redução no número de atendimentos, a obra não vai interromper o funcionamento da unidade, que recebe entre 350 a 400 pacientes por dia, especialmente traumas graves e cirurgias de alta complexidade.

A administração pede aos pacientes com quadros mais simples, que podem ser resolvidos na unidade básica de saúde, que não procurem o PS do HC neste momento. A sala de espera está funcionando num lugar pequeno e as pessoas têm que ficar do lado de fora, expostos ao sol ou chuva, com barulho, numa situação desconfortável.

Ambulatórios comemoram 30 anos

Os ambulatórios do Hospital de Clinicas (HC) da Unicamp, agrupados hoje na Divisão de Ambulatórios e Procedimentos Especializados (Dampe), estão completando 30 anos de funcionamento com dados que impressionam. Diariamente são atendidos em média 2,5 mil pacientes e realizadas mensalmente cerca de 40 mil consultas e procedimentos. As estimativas indicam 20 milhões de atendimentos em três décadas, que comparados aos 200 pacientes recebidos no primeiro ano configuram um crescimento significativo.

Foi com a instalação do Ambulatório Geral de Adultos que o HC da Unicamp começou suas atividades, em fevereiro de 1979. Hoje são 37 especialidades, que atendem em 148 consultórios cerca de 500 ambulatórios com atendimento médico e multiprofissional, envolvendo enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, odontologistas, entre outros. Nos ambulatórios atuam aproximadamente mil pessoas entre docentes, médicos assistentes, médicos residentes, alunos de medicina e de enfermagem, profissionais de enfermagem e da área de saúde não-médica, profissionais administrativos e de apoio.