quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Chuvas inundam Barão Geraldo


A forte chuva que desabou na noite de terça-feira, 26, inundou vários pontos de Barão Geraldo. O Ribeirão das Pedras transbordou na altura da av. Prof. Atílio Vicentim próximo ao Tilli Center, e as águas destruíram a mureta da ponte. As águas subiram cerca de 40 cm acima do nível da rua e o barro invadiu residências e o asfalto. A enxurrada arrastou quatro carros.

Na avenida Oscar Pedroso Horta, em frente ao posto Rio das Pedras, as águas também subiram O ribeirão Quilombo também transbordou no Guará e a ponta voltou a sofrer erosão e ficou interditada algumas horas no dia 30 de janeiro.

Nem o shopping Dom Pedro escapou da força da enxurrada e alguns corredores foram invadidos pela água.

No dia seguinte, 27, a onda provocada pela abertura das comportas do sistema Cantareira elevou o nível do rio Atibaia e inundou várias casas do bairro Piracambaia no Vale das Garças.

A Vigilância Sanitária alerta para o risco de leptospirose nas pessoas que têm contato com as águas sujas das enchentes. A leptospirose é uma doença transmitida pela urina de ratos e pode até matar. Os sintomas são semelhantes aos da gripe, com forte dores nas panturrilhas (batatas da perna).