sexta-feira, 5 de março de 2010

Lume Teatro apresenta espetáculos para recepcionar calouros

No dia 19 de março grupo vai à Bolívia fazer oficinas e apresentações

Um mergulho nos 25 anos de história do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp por meio de imagens e de espetáculos é o convite que o grupo faz aos calouros da Universidade Estadual de Campinas, à qual o grupo é vinculado.

Nos dias 8, 9 e 10 de março (segunda, terça e quarta-feira), o LUME abre sua sede aos alunos e demais interessados em uma visita monitorada, sempre às 19h.

Por meio da exposição de fotos “Fluxolume – 25 anos de LUME Teatro”, produzida por Juliana Pfeifer, que está montada na sede, os visitantes irão conhecer os melhores momentos dessa longa trajetória dedicada à pesquisa da arte de ator - dos estudos de Luís Otávio Burnier (1956-1995) na França, passando pela fundação do grupo (em 11 de março de 1985, por Burnier, Denise Garcia e Carlos Simioni), até os dias atuais, com a estreia do espetáculo “Sonho de Ícaro”, que reuniu quase todos os grupos de teatro de Barão Geraldo, abrindo as comemorações das Bodas de Prata do LUME.

Além disso, serão apresentados dois espetáculos que focam as pesquisas do LUME nas áreas da mímesis corpórea e da comicidade, respectivamente: “Café com Queijo”, nos dias 8, 9 e 10 de março, às 20h, na própria sede, com ingressos a R$ 6,00 (preço único); e “La Scarpetta”, no dia 10 de março, às 12h30, no vão livre do Pavilhão Básico (na frente do Bandejão), na Unicamp, com entrada franca.

O LUME Teatro fica na Rua Carlos Diniz Leitão, 150, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo, 3289-9869 ou contatos@lumeteatro.com.br, próximo à Moradia Estudantil.

Apresentações na Bolívia

Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini apresentam pela primeira vez na Bolívia o espetáculo “Café com Queijo”, nos dias 20/3, em Santa Cruz de La Sierra, e nos dias 22 e 23/3, em Sucre. Também irão ministrar oficinas sobre os princípios da mímesis corpórea, técnica desenvolvida no LUME e que norteou a criação do espetáculo.

Grupo Primavera é entidade parceira do Iguatemi Campinas em evento para mulheres

ONG terá ponto de venda de produtos durante evento “Para Elas”, no 3º. Piso do shopping

A ONG Grupo Primavera inicia as comemorações dos 30 anos de atividades em Campinas fechando uma importante parceria com o Shopping Iguatemi Campinas. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o shopping realizará o evento cultural ”Para Elas” e terá o Grupo Primavera como entidade parceira, oferecendo um espaço para divulgar a causa e vender seus produtos.

“Somos uma entidade criada por mulheres para atender crianças e jovens mulheres em situação de risco. É fundamental que nossos parceiros valorizem a mulher”, explica a fundadora do Grupo Primavera, Jane Sieh. O Iguatemi, que também comemora 30 anos em 2010, promoverá uma semana cultural com alguns dos profissionais mais expressivos do cenário atual brasileiro e oferecerá a programação como presente às clientes.

O evento contará com o psiquiatra e psicoterapeuta Flávio Gikovate, a filósofa Márcia Tiburi, integrante do time do programa Saia Justa, do canal pago GNT, a chef de cozinha Rita Lobo e a jornalista Danuza Leão. Os encontros, gratuitos, acontecerão sempre às 19h30, no Espaço Iguatemi Campinas, localizado no 3º. piso do shopping, para uma platéia de 300 pessoas.

“A presença do Grupo Primavera nesse evento é fundamental para consolidar nossa imagem e apresentar o trabalho a outras mulheres”, afirma Jane Sieh. No local haverá um ponto de venda de produtos da instituição, como bonecas, brindes e marcadores de livros. Atualmente, o Grupo Primavera atende 500 meninas da região do São Marcos, bairro na periferia de Campinas, realizando programas com meninas de 6 a 18 anos de idade, resgatando valores e desenvolvendo habilidades que promovam sua inserção social.

O ciclo de bate-papos será aberto na segunda-feira, 8 de março, pelo famoso psiquiatra Flávio Gikovate, autor de 29 livros publicados, com o tema “O amor no século XXI”. A filósofa Márcia Tiburi será a segunda convidada, na terça-feira, 9 de março, com o tema “O que quer uma mulher? O lugar do desejo feminino hoje”. A programação terá continuidade na quinta-feira, 11 de março, com o tema “A conversa chegou à cozinha”, sob o comando da chef Rita Lobo. Fechando o evento com chave de ouro, a jornalista Danuza Leão comandará o encontro da sexta-feira, 12 de março, falando sobre a temática de seu livro “Fazendo as malas – Diário de viagens de Danuza”.



Serviço

Evento cultural “Para Elas”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Quando: dias 8, 9, 11 e 12 de março, sempre às 19h30

Onde: Espaço Iguatemi Campinas, localizado no terceiro piso do shopping (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)

Convidados: Flávio Gikovate (08/03), Márcia Tiburi (09/03), Rita Lobo (11/03) e Danuza Leão (12/03)

Como participar: as senhas serão distribuídas gratuitamente, a partir da próxima quinta-feira, 4 de março, na Saraiva MegaStore, das 12h às 20h, até o término das 300 vagas ou até a véspera do bate-papo.

Informações: www.iguatemicampinas.com.br

www.saraivaconteudo.com.br