quinta-feira, 15 de abril de 2010

Campinas registra duas mortes suspeitas de dengue

 A Secretaria Municipal de Saúde informa nesta quinta-feira, dia 15 de abril, que investiga DOIS ÓBITOS suspeitos de dengue entre moradores de Campinas. São os primeiros casos de morte entre moradores do município com sintomas sugestivos de dengue em 2010. Os pacientes, dois homens adultos, residiam um na Região Noroeste – falecido dia 4 de abril - e outro na Sudoeste – falecido dia 9. Em 2009, houve uma morte por dengue em Campinas. No acumulado do ano, até dia 12 de abril, foram confirmados 641 CASOS da doença no município. Deste total, oito casos foram de dengue com complicações e dois de febre hemorrágica de dengue, sendo 1 autóctone e 1 importado da Bahia.

 A Secretaria de Saúde ressalta que os médicos dos setores públicos e privado devem considerar a hipótese diagnóstica de dengue em paciente com febre e realizar avaliação clínica cuidadosa com especial atenção para sinais de gravidade da doença que incluem: sonolência, tontura, sudorese, dor abdominal intensa e contínua, hipotensão postural, sinais de hemorragia ou irritabilidade.

2. MEDIDAS ADOTADAS

 Entre as ações de assistência já em andamento, a Secretaria de Saúde de Campinas convocou todos os coordenadores de unidades de Pronto Atendimento, chefes de plantão médico, coordenadores das unidades básicas de saúde e coordenadores de enfermagem dos serviços de urgência e emergência para reunião na segunda-feira, dia 19 de abril, para chamar a atenção de aspectos específicos no manejo de pacientes suspeitos de dengue. Horário e local da capacitação serão confirmados em breve.

ProBairro elege nova diretoria

Em assembléia realizada no dia 13 de abril foi eleita nova diretoria da Associação ProBairro, para um mandato de dois anos. Na oportunidade, foram apresentadas as prestações de contas, o balanço financeiro da entidade, as melhorias realizadas pela atual diretoria e a proposta de trabalho dos membros recém empossados.


Entre as propostas estão melhorias na segurança do bairro; a busca pelo equilíbrio financeiro; avaliação dos resultados dos serviços contrtados; melhorias na comunicação com associados; a elaboração de um plano de melhoria nas condições de trabalho; um projeto de manutenção do patrimônio; e a reforma do estatuto, com a inclusão de um 2º tesoureiro e um 2º secretário na diretoria.


Os moradores associados presentes também fizeram sugestões para a nova gestão, tais como instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos; um projeto de revitalização do bairro; fiscalização de construções irregulares; maior aproximação e cobrança de ações da sub prefeitura; e a criação de uma comissão de moradores para participar das reuniões do Conseg.


Os novos membros da diretoria são:
  • Presidente - Carlos A. B. Guimarães
  • Vice Presidente - Paulo Roberto Santos Ivo
  • Tesoureiro - José Ricardo Alves Rodrigues
  • Secretaria - Leda Regina Coutinho
  • 2 ª Secretaria - Leda Regina Coutinho
  • Auxiliar Administrativo - Michele do Amaral Laneri
  • Conselho Fiscal


    • Cesar Alexandre v. Risk
    • Liscio J. Monnerat Caparelli
    • Anna T. B. C. S. Pinto