sexta-feira, 16 de abril de 2010

Zoonoses faz bloqueio vacinal contra raiva no Vale das Garças

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promoveu nesta quinta-feira, dia 15 de abril, um bloqueio vacinal contra raiva animal no bairro Vale das Garças, em um condomínio com aproximadamente 250 chácaras. O bloqueio foi desencadeado após a confirmação de raiva em um morcego insetívoro encontrado por uma moradora no quintal de sua residência.

O bloqueio inclui ações de educação em saúde, mobilização e imunização de todos os cães e gatos que não foram vacinados no ano passado. O posto de vacinação foi montado numa praça central do Vale das Garças e funcionou das 9h às 13h.

Segundo o técnico em Agropecuária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Diego Vinicius Denadai, o morcego foi levado ao CCZ pela moradora no dia 5 de abril, no mesmo dia foi encaminhado para o Instituto Pasteur em São Paulo e, no dia seguinte, chegou o resultado positivo do exame.

Segundo Diego Denadai, assim que foi confirmado o caso de raiva, o CCZ iniciou o trabalho de orientação aos residentes naquela localidade. “Com o apoio da associação dos moradores do condomínio, iniciamos a distribuição de dois tipos de folhetos, um para comunicar a ocorrência e as providências a serem tomadas e outro, já padronizado, para informar sobre o morcego e seu papel na natureza. “Muitas pessoas enxergam os morcegos como maléficos, quando, na verdade, eles são importantes no controle de insetos e na dispersão de sementes”, explicou.

A médica veterinária Tosca de Lucca Benini, da Visa Norte, chama a atenção da população para a importância da vacinação de cães e gatos contra a raiva. Ela lembra que o último caso de raiva animal em Campinas foi registrado em 1989. “No entanto, a população deve ficar atenta uma vez que o vírus ainda circula na cidade, como mostra o exame positivo nesse morcego encontrado no Vale das Garças”, adverte. Segundo ela, esse foi o quarto morcego contaminado com o vírus da raiva encontrado neste ano em Campinas.

Conforme esclarece a veterinária, “ao vacinar os animais de estimação, indiretamente também protegemos a população humana. Por isso – complementa a médica veterinária, além das ações de prevenção e controle, como esse bloqueio no Vale das Garças, os moradores de Campinas devem levar seus cães e gatos para serem imunizados”.

A raiva

A raiva é uma doença que atinge todos os mamíferos, inclusive humanos. Em todos os casos, sem exceção, após manifestar os sintomas, a doença evolui para a morte. Mas embora não tenha cura, há maneiras de prevenção e uma das formas é a vacinação de cães e gatos, que são os principais transmissores da doença para o homem no meio urbano.

Esses animais podem manter contato com outro mamífero doente, como o morcego, se infectar e transmitir a doença para o homem. Por isso, é importante manter estes animais vacinados contra a doença.