sexta-feira, 14 de maio de 2010

Especialistas discutem DIPJ em evento da PricewaterhouseCoopers no dia 18, em Campinas


Controllers, diretores, gerentes financeiros de controladoria contábil e fiscal poderão tirar dúvidas sobre Declaração da Pessoa Jurídica
Sócios, diretores e gerentes da área tributária da PricewaterhouseCoopers apresentarão no próximo dia 18 de maio os principais aspectos da Declaração de Informações Econômico-Fiscais das Pessoas Jurídicas (DIPJ), em Campinas. O evento acontecerá das 8h às 12h no The Royal Palm Plaza Hotel e é destinado a profissionais da área financeira, contábil e tributária.
O objetivo é esclarecer dúvidas sobre a DIPJ 2010 que deverá ser entregue a Receita Federal até o dia 30 de junho. Todas as pessoas jurídicas de direito privado que vivem no Brasil estão obrigadas a declarar. É através da DIPJ que as empresas formalizam perante as autoridades fiscais as apurações do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL. É também nesta declaração que as empresas formalizam ajustes de preços de transferências e informações relativas ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O atraso na entrega da DIPJ 2010 acarretará multa de 2% ao mês, sendo que este valor nunca será inferior a  R$ 500,00.
PricewaterhouseCoopers  
 
PricewaterhouseCoopers (
www.pwc.com) é um network global de firmas, totalmente separadas e independentes, que presta serviços de auditoria, assessoria tributária e societária e assessoria em gestão empresarial com foco em segmentos econômicos específicos. Mais de 155.000 profissionais em 153 países conectam seu conhecimento e experiência para criar valor aos clientes das firmas membro e seus stakeholders.

Serviço
Encontro DIPJ 2010
Quando: 18 de maio de 2010, das 8h às 12h
Onde: The Royal Palm Plaza Hotel, Avenida Royal Palm Plaza, 277, Campinas

Fonte: Carol Silveira Assessoria de Comunicação

Campinas é Cultura promove peça de teatro neste domingo


O projeto Campinas é Cultura promove neste domingo, dia 16 de maio, a peça de teatro "Festas no Lixão", do produtor Pedro Malfi, na Concha Acústica do Taquaral, às 10h. O Teatro na Concha acontece sempre no 1° domingo de cada mês, a fim de difundir as apresentações teatrais gratuitas para a população de Campinas.

O tema da peça é sobre o processo de reciclagem do lixo e a conscientização da preservação do meio-ambiente. O cenário será animado e a encenação conduzida pelos atores Gabriel Carlos, Reginaldo Menegazzo, Leonardo Gonçalves, Gabriele Marie e Alessandra Machado.

Campinas é Cultura
 

O Campinas é Cultura é um projeto da Prefeitura de Campinas desenvolvido para promover eventos artísticos e culturais gratuitos nas cinco regiões da cidade. Os 12 projetos de diversas manifestações culturais – música, dança, teatro, artes, entre outros – são realizados uma vez por mês, em dias diferentes e espaços diversificados, como praças no Centro e na periferia.
O objetivo do projeto é a difusão da cultura para todos os segmentos da sociedade, de músicos, artistas até a população com mais dificuldade de acesso às produções artísticas. Além disso, levar música e arte de qualidade para todas as camadas sociais da cidade.

Serviço:
Campinas é Cultura/Teatro na Concha
Data
: domingo, 16 de maio
Horário: a partir das 10h
Local: Concha Acústica – Parque Taquaral

Fonte: Ascom Campinas

Animais ajudam em tratamentos médicos

Que os animais de estimação transmitem um afeto que faz bem para as pessoas a humanidade já sabe há milênios. A utilização deste princípio no apoio a tratamentos de doentes é recente e tem demonstrado bons resultados. O benefício é comprovado diariamente pelo Instituto para Atividade, Terapia e Educação Assistida por Animais de Campinas – ATEAC -, entidade sem fins lucrativos baseada em Barão Geraldo, com o uso de cães terapeutas em tratamentos clínicos de idosos e crianças.

“A presença dos cães melhora a saúde física, mental e social dos pacientes, além de reduzir o stress causado pela internação”, garante Sílvia Ribeiro Jansen Ferreira, presidente da entidade. Segundo ela, são realizados treinamentos e aulas para os donos dos animais, que são voluntários, com informações e palestras sobre psicologia e fisioterapia, noções de saúde humana e animal, sobre o comportamento animal e critérios sobre tratamento clínico.

Depois os animais passam por uma rigorosa triagem onde são avaliadas a saúde, que deve ser perfeita, a sociabilidade, a evolução do adestramento. São realizados ainda testes de comportamento em situações de stress e só então os animais podem ser considerados aptos a participar das terapias. “A avaliação dos cães é feita por profissionais, como medida preventiva, e existem algumas limitações para uso dos animais, como crianças em isolamento, por exemplo”, explica Sílvia.

A entidade trabalha atualmente com nove instituições da região de Campinas, entre elas os hospitais Ouro Verde (pediatria e clínica médica) e Mário Gatti (pediatria), Centro Corsini, Pestalozi e Adacamp (autistas), com um grupo de veterinários, psicólogas, fonaudiólogos, médico hematologista e clínico geral, fisioterapeuta, pedagoga e estagiários.

Sílvia começou a atividade a partir de uma experiência pessoal: um filho autista com síndrome de Asperger revelou sensível melhora na presença de uma cachorra da raça labrador, e a partir daí também evoluiu para uma interação melhor com seres humanos. Os primeiros trabalhos foram iniciados na entidade Pró Menor, no Jardim América, em Barão Geraldo, com o projeto “Criança e Cão em Ação”. Atualmente a entidade busca patrocínio e apoio para instalaçao de sede propria, que funciona na casa de Sílvia.


Como Ajudar

Sendo um voluntário, parceiro, efetuando doações de produtos ou mesmo doações em espécime.

Com doação em espécime para: Depósito Identificado - Banco Itaú - ATEAC CNPJ: 09.187.473/0001-14 - Agência: 1619 - C/C: 29940-5

Para outras doações: Ligue para (19) 3287.7317 ou (19) 9722.4999 - Silvia


Experiências são recentes

As primeiras experiências com zooterapia no Brasil datam da década de 50, quando a psiquiatra carioca Nise da Silveira, fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente, já colocava pacientes psiquiátricos em contato com cães e gatos. Estes, inicialmente avessos aos animais, com a evolução da terapia aproximavam-se dos bichos, passando a cuidar deles e afagá-los. Foi um método terapêutico revolucionário numa época em que se tratava esquizofrenia com choques elétricos. No exterior, já havia pesquisas em países como França, Áustria, Hungria e Inglaterra.

Maria de Fátima Martins foi a 1ª docente que efetivamente colocou a Atividade e Terapia Assistida por Animais em prática com seu Projeto Dr. Escargot, no Brasil em 1998, após chegar de seu voluntariado veterinário na Escócia com soldados originários da Guerra do Golfo, que eram visitados e tratados de seus ferimentos com ajuda de cães.

Apesar do ceticismo ainda existente, a aceitação da zooterapia pelos médicos vem aumentando, como acontece com a acupuntura e a homeopatia.

Em abril do ano passado, durante a apresentação dos soldados dos exércitos do Brasil e Uruguai que estavam de partida para o Haiti, a ATEAC participou de uma simulação em 2 favelas de Campinas, ensinando o cuidado com os animais, com ajuda de veterinárias da entidade, e ensinando como estes podem beneficiar vidas fazendo algumas atividades já desenvolvidas na ATEAC. Após o trabalho, um vídeo da ATEAC foi entregue na sede do Exército em Campinas a pedido do Batalhão, para ser levado ao Haiti para que a população, que usa qualquer animal como alimento, conhecesse a utilidade do cão nas terapias formais do ser humano.

PM intensifica ações na região das Universidades

Devido a intensificação de ações de bandidos na região entre Unicamp e PUCC, e em especial na Av. Profa. Ana Maria Silvestre Adade, a Polícia Militar está desenvolvendo hoje a intensificação de patrulhamento em conjunto com os agentes da EMDEC, tendo em vista que o grande número de veículos estacionados irregularmente na frente da Faculdade tem sido polo gerador de violência, pois atrai os infratores com vistas aos objetos de valor que as pessoas deixam nos carros ( notebooks, mp3, mp4, gps, toca cds, etc).

“A ação tem sido positiva e demonstra a importância da INTEGRAÇÃO dos meios do Estado e Município. A PM desenvolve seu papel de presença ostensiva e a EMDEC exerce seu papel orientador e fiscalizador. Agora estamos aguardando a participação dos órgãos de fiscalização para bares e outros estabelecimentos que muitas vezes trabalham irregularmente e além do mais causam grande transtorno à tranquilidade das pessoas. Barão Geraldo merece a visita do Tolerância Zero para que as normas, leis  e posturas municipais sejam respeitadas. Segurança pública se faz com a participação de TODOS. Disque denúncia fone 181”, reforça o capitão Augusto, comandante da PM local.